Ler Mais
Descrição
O projeto Ler Mais visa equipar a biblioteca da Comunidade de Nhambira com livros de consulta e material escolar proporcionando um local de estudo a alunos e comunidade escolar em geral. Pretende-se, assim, contribuir para combater o analfabetismo e melhorar o nível de aprendizagem junto dos jovens e adultos da comunidade.
Missão
A FGS - Fundação Gonçalo da Silveira é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que tem como missão contribuir para o desenvolvimento humano integral e sensibilizar a sociedade para um maior compromisso com os valores da igualdade e justiça social.
www.fgs.org.pt
Porque é que este projeto é necessário
Em Moçambique estima-se que aproximadamente metade da população não saiba ler nem escrever, um sério entrave ao desenvolvimento agravado ainda pela baixa qualidade do sistema de ensino.
Desde 2009 que a FGS tem vindo a trabalhar com as comunidades rurais de Nhangau - situadas na Província de Sofala - com populações no limiar da pobreza e rendimentos familiares extremamente reduzidos.
Aqui, as crianças tinham que percorrer a pé, diariamente, distâncias superiores a 7km, para poderem assistir às aulas na única comunidade onde existia escola pública – Nhangau – o que provocava uma elevada taxa de abandono e insucesso escolar e a continuição do ciclo vicioso de pobreza.
Procurando contribuir para um aumento do acesso à educação, a FGS e os seus parceiros, estruturam uma intervenção que incluiu a construção de escolas comunitárias hoje em pleno funcionamento com escolarização de crianças e aulas de alfabetização para adultos.
Uma destas Escolas, localizada em Nhambira e construida em 2012, tem uma Biblioteca ainda por equipar. Este espaço assume-se como potencial local privilegiado de estudo e pesquisa, complementando as oportunidades de acesso à Educação.
Objectivos do projeto
Possibilitar o acesso a informação e a recursos lúdicos e pedagógicos e, com isso, potenciar e melhorar a aprendizagem junto da população de Nhambira e comunidades vizinhas.
De forma geral, o projeto prende contribuir para combater o elevado nível de analfabetismo na zona e promover a infoinclusão.
Impacto esperado
1. Impacto direto previsto sobre 2.000 utilizadores (crianças, jovens e adultos da própria comunidade e comunidades circundantes);
2. Maior acesso a informação e a recursos lúdicos e pedagógicos;
3. Disponibilização de um local com condições favoráveis ao estudo e à pesquisa;
4. Aumento da qualidade da aprendizagem e da assiduidade na apresentação de trabalhos de casa;
5. Melhoria da qualidade do ensino veiculado através da possibilidade de utilização, consulta e investigação de recursos;
6. Promoção e desenvolvimento de competências individuais, de promoção da capacidade de pesquisa e de familiarização com materiais escritos;
7. Acréscimo das competências de leitura e de pesquisa autónoma;
8. Acréscimo de motivação para o ensino e promoção da autonomia e do desenvolvimento pessoal;
9. Efeito multiplicador pela expectável utilização do espaço pelas comunidades vizinhas;
10. Aumento da familiarização e contacto com a língua portuguesa.
Sustentabilidade futura
A FGS trabalha com estas comunidades desde 2009, através de forte parceria com os missionários jesuítas no terreno, sendo a sua intervenção reconhecida pela população o que assegura a aceitação e continuidade desta ação.
Este projeto responde também a um pedido direto da comunidade de Nhambira pelo que se prevê uma forte participação comunitária através do envolvimento de recursos humanos locais que serão responsáveis pela continuação do projeto e manutenção do espaço.
Está prevista a criação, em Assembleia Comunitária, de um regulamento interno com normas de boa utilização e de um modelo de gestão da biblioteca.