Escola Aberta
Descrição
A Fundação da Criança e da Juventude é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos que tem como princípio base o apoio a crianças e jovens nas áreas de educação ambiental, lúdico - pedagógicas, humanitárias, sociais, cívicas e culturais. Definimos como prioridade envolver a comunidade, as famílias, idosos e a população desfavorecida, através de actividades educativas, pedagógicas, sociais, culturais, ambientais e lúdicas, tendo sempre em vista a promoção social de menores carenciados, tanto ao nível físico como psicológico e económico.
Somos uma equipa maioritariamente formada por jovens e os projectos que desenvolvemos visam, prioritariamente, a população infantil e juvenil. Desta forma, a nossa linha de acção rege-se por algumas particularidades, desviando-se um pouco dos padrões convencionais de aprendizagem utilizados por outras Instituições – procuramos alcançar os nossos objectivos através de uma abordagem lúdica dos assuntos a projectar. A nossa divisa é "Aprender brincando".
Mais informação aqui
É neste contexto que a Fundação da Criança e Juventude, cuja designação é por si só elucidativa, vem dar o seu contributo social nas suas áreas de intervenção, interagindo com as realidades culturais do Pais, com especial destaque para a educação, saúde, formação, ciência, investigação, animação social e demais áreas que pela sua transversalidade se interligam quase que por obrigação.
A Fundação da Criança e da Juventude (FCJ), criou o projecto Escola Aberta, de forma a responder às necessidades da população. Assim, foi criado um espaço de ocupação de tempos livres, que visa também ser um complemento do programa curricular escolar, onde as crianças e jovens têm oportunidade de desenvolver as suas capacidades intelectuais e físicas.
Missão
Estabelecer um programa de apoio à população desfavorecida principalmente às crianças e jovens, através da distribuição de materiais didácticos e escolares, vestuário, alimentação, medicamentos e prestando acompanhamento médico e psicológico. Sendo que o acompanhamento escolar e por vezes a reintrodução das crianças e jovens na comunidade escolar são objectivos pelos quais a FCJ se rege, através da educação complementar ao programa curricular escolar de cerca de 400 crianças por ano nas seguintes instituições escolares:
Cidade de S. Tomé ou seja no centro da capital, escola aberta (escola privada ).
Comunidade de Água das Belas que dista cerca de 2horas da Capital, contempla o projecto horto escolar e o acompanhamento às crianças que aí estudam (escola oficial)
Comunidade de Quimpo que dista cerca 1 hora da Capital com o mesmo projecto, (escola oficial).
Porque é que este projeto é necessário
Por trabalharmos de perto com as comunidades beneficiárias e conhecer vastamente as suas realidades, considera que a inclusão de um espaço onde as crianças em idade escolar, possam permanecer, ser vigiadas, cuidadas e principalmente educadas, enquanto os pais estão a trabalhar, é essencial.
As crianças e jovens vivem permanecem, muitas delas, sem orientação e sem a educação, complementar da educação familiar, assegurada. É portanto muito importante que se crie uma estrutura de acompanhamento de qualidade para estes meninos e meninas, no sentido de os preparar para ingressão futura no mundo com vista ao real desenvolvimento destas comunidades, tão isoladas, carenciadas, fustigadas e votadas ao esquecimento do resto do país.
A redução dos fundos comunitários, bem como a falta de apoios financeiros provocados pelos constrangimentos orçamentais estatais, os quais resultam na escassez de respostas em algumas áreas sociais, e invariavelmente fragilizam toda a estrutura e capacidade de intervenção da FCJ.
Estes factores influenciam a nossa acção, e impossibilita-nos de completar na totalidade alguns dos objectivos que visamos atingir. Daí que a vossa contribuição enquanto parceiros do projecto seja uma importante mais-valia.
Objectivos do projeto
Proporcionar uma educação harmoniosa, completa e equilibrada;
Criar hábitos de trabalho, civismo e cooperação;
Ocupar criativamente os tempos livres;
Consciencializar e promover a auto – estima;
Luta contra a pobreza;
Oferta de materiais didácticos às crianças;
Oferta de materiais didácticos e livros técnicos às escolas;
Oferta de vestuário e calçado;
Acompanhamento às famílias.
Desenvolvimento comunitário.
Impacto esperado
Espera-se assim a sensibilização de aproximadamente 400 crianças nos domínios da educação ambiental, educação para a cidadania, direitos humanos, higiene, saúde, nutrição, desporto, teatro e dança através das técnicas de comunicação para o desenvolvimento, bem como pretendemos capacitar as crianças no sentido de serem os futuros agentes catalisadores para o desenvolvimento social;
Embora a avaliação do projecto seja um processo contínuo e transversal às fases mencionadas anteriormente, a identificação dos impactos sociais, económicos e ambientais, resultantes da execução do projecto, permitem a projecção de recomendações no intuito de melhorar a qualidade e exequibilidade de novas acções. Para tal, pretende-se que sejam elaborados e disponibilizados inquéritos devidamente trabalhados e relatórios informativos (intermédios - trimestrais e finais) que sirvam de consulta e base para implementação de estratégias posteriores.
Sustentabilidade futura
Conta-se melhorar as estratégias de trabalho, na vertente educativa e o maior envolvimento da comunidade educativa. Dará maior autonomia ao projecto e condições propícias para uma educação de qualidade, como defende os direitos da criança.